segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hotéis bons, bonitos e baratos na Itália

Rachel Verano
Hotéis BBB são uma categoria em extinção pela Itália. Ok, é fato que o país é caro, e tal, mas a quantidade de hotéis ruinzinhos e com diárias de 3 dígitos é impressionante. Já tive experiências catastróficas pagando "pouco" (como um B&B em Milão de frequência duvidosa onde eu encontrei uma camisinha boiando no banheiro – coletivo! – no último dia – mas isso foi anos atrás, ainda bem, já me recuperei!). E olha que a diária era € 65*,  nem tão baixa assim…

Mas também já tive belas surpresas. A última delas, em Milão também. Me hospedei por quase uma semana no Atena, pagando os mesmos € 65 por dia. Uma graça. Quartos amplos, todos com varanda, limpos, banheiro ótimo (e dentro do quarto, pelamordedeus), internet sem fios e até um café da manhã simplérrimo, com croissant e suco de laranja, que nem precisava. Pronto, era o que bastava para fazer as pazes com a cidade. E ainda era tão perto de tudo que eu fazia tudo a pé. Para quem tem um pouco mais de bala eu recomendo a Foresteria Monforte, bem do lado, que tem apenas 3 quartos para lá de charmosos, com objetos by Philippe Starck e uma cozinha comum aos três quartos deliciosa. Bem intimista e cheio de bossa, com diárias a € 140. Eu não conheci o Sabotino pessoalmente, mas o pessoal do NYTimes recomenda.  Segundo o jornal, o  hotel de uma estrela é venerado por fotógrafos de moda em busca da sua luz excepcional. As diárias custam € 75 (sem banheiro) e € 95.

Em Veneza eu fiz a reserva no simpático Palazzo Rosa, que fica à beira de um canal bem tranquilo. Ao chegar, os quartos estavam cheios e me ofereceram um apartamento genial em troca. Ficar em casa em Veneza é o máximo. Os apartamentos fazem parte do portfólio do hotel, para quem se interessar. E os quartos normais custam desde € 75, uma barganha para a cidade. O hotel está pertinho do Rialto e em poucos minutos chega-se a pé a San Marco, por aquela delícia de labirinto de ruelas e canais. Mas não faltam boas oções na cidade. A única coisa que eu recomendo fugir que nem o diabo da cruz é dos hotéis em Mestre ou nas ilhas em volta. Nada a ver! As agências adoram empurrar essas furadas e os preços podem até ser tentadores, mas mais vale desembolsar um pouco mais e estar perto de tudo do que depender de transporte (que é caríssimo, por sinal). O Booking tem uma ótima seleção de BBBs – com fotos e localização no mapa.

A Ingrid pergunta sobre hotéis em Florença. Eu nunca dormi na cidade, Ingrid, mas uma amiga me recomendou a Residenza Johlea – aliás, os mesmos donos têm outras quatro guesthouses na cidade bem simpáticas, com preços desde € 85. Outra boa recomendação foi o Hotel Abacco, pertinho do Duomo. São poucos quartos e a decoração é bem rococó, mas os preços compensam. As diárias custam desde € 85.

Na Toscana a lista é quase infinita. Eu particularmente adoro me hospedar em cidadezinhas minúsculas e charmosas. Uma das minhas melhores lembranças de quartos de hotel é de Montalcino, a terra do célebre Brunello. O Il Giglio é um hotel simpático, mas comunzão. O seu segredo é o tal anexo: um apartamento fofissimo num prédio todo de pedras no centro da cidade, com direito a um delicioso pátio interno. O preço era melhor ainda: desde € 75. Anote na agenda: a  Fattoria dei Barbi, nos arredores da cidade, está reformando dois apartamentos dentro da vinícola para quem busca uma experiência mais, digamos, raiz – a partir de abril eles estarão novinhos. Perto de Arezzo fica um achado delicioso: Il Borro (foto) é uma minúscula (mesmo) vila do século 11 erguida no alto de uma colina cercada de verde, onde há apenas uma rua principal e pouquíssimas casas de fachadas coloridas e gastas. Há alguns anos a família Ferragamo (leia-se a grife Salvatore Ferragamo) comprou a vila inteira e a transformou num destino prá lá de charmoso onde é possível alugar uma casa e viver como as 5 famílias que continuam por lá. O preço de uma casa para três pessoas, por semana, é a partir de € 150 por dia.

Por fim, Roma. Dois hoteizinhos bacanas e bem localizados. O Coronet, a cinco minutos do Panteão, está instalado num belo palacete do século 17. A maioria dos quartos se abre para um pátio interno bem bonitinho. Diárias desde € 75 (banheiro coletivo) e € 115. E o Rosetta fica a dois passos do Coliseu. Tem até quartos quádruplos, perfeito para quem viaja em grupo. A diária para casal custa desde € 85.
*OBS: A matéria que ora reproduzimos foi editada em 2007. Os preços, de lá para cá sofreram, naturalmente, algum (considerável) reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário