segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lago de Como, a 40 minutos de Milão


1 Como blog 00.jpg
           Estando em Milão eu recomendo uma “side trip” ao Lago di Como (também conhecido como Lario). Em termos geográficos foi um lago de origem glacial, bastante extenso, com área de 146 km², o terceiro maior da Itália, depois do Lago de Garda e do Lago Maggiore.  Em termos turísticos, é um destino romântico, charmoso, agradável, tranquilo e muito próximo a Milão.
1 Como blog 01.jpg
           Para aqueles que gostam de liberdade e detestam excursões, pegue esta dica: saia de seu hotel, pegue um Metrô ou taxi, ou, ainda, se estiver na região da estação central, vá a pé até a Stazione Centrale, dirija-se a uma das diversas máquinas automáticas de venda de bilhetes, selecione seu idioma (tem em português de Portugal também!), compre um ticket (sugiro já comprar a volta também) para o Lago de Como e aproveite o dia inteiro na cidade de Como, numa agradável viagem de trem.
1 Como blog 02.jpg
           Em menos de uma hora de Milão você estará nos Alpes, nos Lagos Como e Maggiore.  Em Como, pegue um taxi para o centro e ande a pé explorando a cidade. Retorne a Milão ao final da tarde (às cinco horas, pra não chegar de noite em Milão).
1 Como blog 03.jpg
           A cidade de Como está bem perto, na região norte de Milão, quase na fronteira com a Suíça.
1 Como blog 22.jpg
           Há também tours organizados, de meio dia, que custam 60 Euros por pessoa, que saem da Praça do Duomo, saindo de Milão às 9 da manhã e retornando ao ponto de partida depois das 2 da tarde. É pouco tempo, corrido demais, mas uma opção para quem não quer ir só, de trem.
1 Como blog 23.jpg
           Pesquise antecipadamente, através da página da  Tren Italia  as opções de horários e trens existentes. Há os que levam 35 minutos e os que levam mais de uma hora, dependendo das paradas.
1 Como blog 07.jpg
           Eu recomendo pegar um Eurocity Cisalpino , os que fazem o percurso direto, em 40 minutos.  Há uma saída diária às 9:25 da manhã, por exemplo.
1 Como blog 05.jpg
           Para consultar pela Internet, no quadro de horários, escreva “Milano” no campo “Where are you departing from?” (na página em inglês) e em “Como S. Giovanni” no campo “Where do you wish to alight?”. Selecione a data e o horário (sugiro selecionar a partir de 8 horas da manhã).
1 Como blog 04.jpg
           Faça o mesmo para saber o horário de retorno. Na página você terá todas as informações que precisa.
1 Como blog 08.jpg
            O Lago de Como, seja como for, é um desses destinos “cartão-postal” que merece uma visita, ainda mais estando em Milão. É uma bela região geográfica de lagos, montanhas e vilas com belas mansões e igrejas, castelos e ruazinhas situadas às margens planas ou nas escarpas do lago.
1 Como blog 09.jpg
           Há muitos cafés, lojinhas, restaurantes e sorveterias que dão à toda região aquela agradável característica turística que todo turista adora.
1 Como blog 10.jpg
           E, é claro, o que mais você encontrará são turistas, não locais. Algumas dessas vilas podem ser vistas apenas das margens do lago, portanto, um passeio de ferry boat através do lago é indispensável. Há vários horários e percursos.
1 Como blog 11.jpg
           Consulte a página da Navigazione Laghi e verifique os horários. Os barcos partem da margem do Lago de Como, na Piazza Cavour, e percorrem em sentido longitudinal, indo de uma pargem a outra, parando nas diversas estações a cada vila que vão passando. O percurso total leva cerca de 4 horas.
1 Como blog 12.jpg
           A melhor maneira de conhecer e explorar o Lago de Como e navegando-o. seja através de barcos alugados particularmene, com guias, através de tours guiados ou dos ferries.
1 Como blog 13.jpg
           Durante o cruzeiro as paisagens irão se descortinando à sua frente ao longo dos portos que dão acesso às vilas centenárias como Villa Pliniana (Século XVI), Cernobbio (com a Villa Erba, o Centro de Congressos), a famosa Villa D’Este (com seu luxuoso hotel), a Villa Pizzo com seu enorme parque, Moltrasio...
1 Como blog 32.jpg
... onde fica a Villa Fontanelle, de propriedade da família Versace, a Villa Rosa, que hospedou Sir W. Churchill, a Villa Passalacqua e a Villa Hocevar , onde viveu o músico Bellini... enfim, um lugar que você poderá tranquilamente ficar por dois ou três dias e explorá-lo bem.
1 Como blog 14.jpg
O Lago de Como é perfeitamente navegável, pois tem 400 metros de profundidade, um dos mais profundos da Europa. Ele é estreito e comprido, tem a forma de um "Y" de cabeça para baixo, cuja parte norte começa na cidade de Colico. As cidades de Como e Lecco ficam nas partes sudoeste e sudeste, respectivamente.
1 Como blog 15.jpg
O Lago Como é alimentado em grande parte pelo Rio Adda, que na altura de Colico deságua no lago, em Lecco.
1 Como blog 16.jpg
Esta situação geográfica torna o lado sudoeste do lago um beco sem saída, o que faz com que Como, contrariamente a Lecco, sofra freqüentemente com enchentes.
1 Como blog 17.jpg
Para quem está de carro , há uma estrada cênica que segue por vilas e jardins, denominada Strada Regina. 
1 Como blog 18.jpg
No meu caso, fui de Milão a Como, de trem, sem nenhuma dificuldade.
1 Como blog 19.jpg
Se você vier de Milão e desejar aproveitar bem o dia inteiro em Como, saia depois do café da manhã diretamente para a estação de trem, compre seu bilhete e passe o dia inteiro em Como.
1 Como blog 20.jpg
Observações importantes acerca de viagens de trem:
NÃO se esqueça de validar o bilhete nas máquinas amarelas bem na entrada de cada plataforma de embarque;
1 Como blog 35.jpg
Consulte sempre o painel de horários da estação para saber em QUAL plataforma chegará o SEU trem;
1 Como blog 34.jpg
Identifique seu vagão pela Classe (1 ou 2) e pelo Número (Carrozza);
Trate de embarcar logo no SEU vagão porque os trens são super pontuais e costumam chegar às plataformas pouco tempo anets de sairem, especialmente as composições de curtas distâncias;
1 Como blog 33.jpg
No seu bilhete você encontrará todas as informações como data, hora, destino (o nome da estação e da Cidade), a classe (Primeira ou Segunda), o número do trem (equivalente ao número de vôo nos aviões) e, finalmente, mas não sem menos importância, o número do vagão (carrozza).
O custo, em primeira classe , por cada trecho Milão-Como-Milão é de 7,51 Euros, tarifa padrão.
1 Como blog 21.jpg
 Mapa do Lago de Como
1 Como blog 29.jpg
Um passeio pela cidade de Como começa na Piazza Cavour, onde alcançamos a catedral. Depois de visitá-la, passe pelo Broletto, a antiga prefeitura da cidade, depois pela Piazza Verdi, onde há alguns monumentos de diferentes períodos da história da região. No final da Via Vittorio Emanuele, a principal rua da cidade, visite a igreja de San Fedele e sa praça, onde ainda existem casas dos séculos XV e XVI, e onde há um mercado popular aos sábados.
1 Como blog 24.jpg
Caminhe pelas estreitas ruas da parte medieval da cidade até chegar à Porta Torre (a antiga entrada da cidade) e seus muros. Aqui você poderá ver a bonita estátua de G. Garibaldi, do escultor V. Vela, na Piazza della Vittoria, que homenageia a definitiva vitória da liberação de Como da dominação austríaca.
1 Como blog 25.jpg
O que há para se ver na Cidade de Como:
  • A Catedral de Como, belíssima tanto interna quanto externamente, com seu grande domo, foi construída entre 1.396 e 1.740. Pode-se visitá-la e o horário para isso fica afixado na entrada lateral, por onde se entra para a visitação, não na frontal.
A Catedral (Duomo) é mesmo um destaque em termos de arquitetura. Como em quase toda a Itália, demorou séculos para ser construída e foi incorporando diferentes estilos, do gótico ao romanesco.
1 Como blog 27.jpg
A primeira catedral da cidade , San Fedele, é outro destaque em termos de arquitetura, com sua porta de 900 anos, a Porta Vittoria, assim como a romanesca igreja Sant'Abbondio.
  • A Torre do Sino, na Santa Maria Maddalena, um dos símbolos do lago.
  • A Pinacoteca (para quem tem tempo para visitar galeria de arte).
  • Para uam curta viagem for a da cidade, pegue o funicular até o topo da montanha de Como. Do topo se tem uma vista espetacular de toda a cidade e de parte do lago.
1 Como blog 31.jpg
  • Funicolar Como-Brunate (CF1)  sai da Piazza de Gasperi e chega na Vila de Brunate num interessante percurso que sobe pela montanha numa inclinação de 55% e por 1.084 metros de extensão de ferrovia. A viagem é curta, leva apenas 6 minutos e meio e pode fazer uma parada em Carescione. O vagão transporta até 70 passageiros do nível do lago ao que eles chamam de “varanda” dos Alpes através de um percurso belíssimo.
1 Como blog 32.jpg
  • Bellagio , a famosa, romântica e bela cidade às margens do Lago de Como, de onde se tem belíssima vista no ponto de observação Spartivento. Bellagio está relativamente longe de Como, posicionada na junção dos braços do Lago de Como, mas é um dos pontos mais marcantes e bonitos do lago.
1 Como blog 30.jpg
  • Cernobbio - em Villa d'Este – é um hotel popular com uma das vistas, fontes e jardins mais bonitos de toda a região.
  • Gravedona . A Igreja de Santa Maria del Tiglio, nesta vila de Gravedona, é um famoso exemplo de arquitetura Romanesca nesta região por ter uma torre octogonal, pouco usual.
  • Crotti , onde existem umas caevrnas típicas da região do Lario, que são usadas desde o Século 19 como adegas.
1 Como blog 26.jpg
  • Castelo medieval de Vezio , perto de Varenna, construído no lugar de uam torre romana, uma das vistas mais bonitas da região.
  • Tremezzo . A Villa Carlotta in Tremezzo foi construída em 1.843 como presente de casamento de Carlotta da Prússia.

Bellagio é considerada a vila mais bonita, mas Como tem a maior infra-estrutura turística, tem mais cara de cidade. Pode-se visitar Bellagio a partir de Como, através de uma das linhas do ferry e conhecer-se o famoso resort do mesmo nome.

É mesmo uma das cidades mais bonitas da Itália e visitada por reis e nobres, como o Rei Leopold I, dá Bélgica, que lá adquiriu, no Século 18, a Villa Guilia. Outros nobre da época seguiram o caminho e construiram sofisticadas villas, como a Villa Melzi, do Duque Francesco Melzi d’Eril, ou a Villa Serbolleni, hoje pertencente a uma Fundação da família Rockefeller.

Opções de hospedagem em todo o Lago de Como:

Para quem puder e quiser levar isso em conta, Menaggio é um destino popular nos fins de semana, mas é onde se encontram opções econômicas de hospedagem durante os dias úteis. Há uma boa rede hoteleira e boa estrutura de ferries e ônibus. Estando em Menaggio, consulte o Tourist Information Office na central Piazza Garibaldi.
01.jpg
Outra vantagem é que de Menaggio você estará bem perto de Lugano. Bellagio é mais sofisticada e mais cara. A cidade é histórica, romântica e charmosa, com belas “promenades” para passeios a pé, jardins e resorts.
02.jpg
O centro de informações turísticas da vila fica na Piazza dell Chiesa. Varenna é menor que Bellagio e também bastante bonita. O destaque da vila é o Castello de Vezio ou simpelsmente relaxar na beira do lago. O Varenna Tourist Information Office fica na Piazza San Giorgio. Lecco é mais comercial e industrializada, com mais cara de cidade e tem como atrativo principal o montanhismo.
Minha consideração final acerca de Como é a seguinte: da próxima vez, vou ficar três dias em Como e fazer uma viagem bate-e-volta a Milão!
03.jpg
Links para o Lago de Como
1 Como blog 36.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário