sábado, 26 de setembro de 2009

Ceará: Conselho Gestor do Mutirão Carcerário vai promover a ressocialização de presos

A coordenação do Mutirão Carcerário no Fórum Clóvis Beviláqua esteve reunida com representantes de instituições públicas e privadas hoje, 5ª.feira (24/09). Um dos temas discutidos foi a preparação de uma estratégia conjunta para a ressocialização de egressos do sistema penitenciário cearense.

"A palavra é integração. Queremos saber quais as necessidades dos empresários, quais as condições que eles colocam para que os egressos do sistema carcerário sejam contratados e nos comprometemos a ir atrás delas, com formação, qualificação e assistência", afirmou o juiz federal e representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Lobão, coordenador do Mutirão Carcerário.

O coordenador falou para representantes de instituições como as Secretarias estaduais da Justiça (Sejus) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria Municipal de Assistência Social, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Pastoral Carcerária, Defensoria Pública, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio (Fecomércio) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ficou acertada, pelas entidades presentes, a criação de um Conselho Gestor para o projeto "Liberdade com Cidadania", assim como a garantia de vagas destinadas a cursos de qualificação profissional para 150 apenados, oferecidas pela STDS. Também foi agendada, os próximos 10 dias, a entrega de propostas dos órgãos participantes da reunião. Esses dados farão parte do projeto que será aprovado pelo Conselho na próxima reunião, marcada para o dia 8 de outubro, no Senac.

"A reunião foi altamente positiva porque marcou o início de um trabalho integrado e integral para o acolhimento do preso e de seus familiares. Há muitos desafios, principalmente em relação à continuidade do projeto após o fim do Mutirão Carcerário", avaliou o juiz Marcelo Lobão. "Alcaçamos o nosso primeiro objetivo que era começar a estabelecer um diálogo sobre a questão da ressocialização dos egressos", completou o analista judiciário da Justiça Federal, David Pereira Cruz.

O Mutirão Carcerário no Ceará já examinou 5.818 processos em todo o estado. Dessse total concedeu 1.826 benefício e 1.357 alvarás de soltura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário