domingo, 3 de abril de 2011

Sistema agiliza julgamentos no TJMG

Rodrigo Vilaça THEMIS – Informatização da sessão de julgamento foi implantada na 3ª Câmara Cível da Unidade Goiás
THEMIS – Informatização da sessão de julgamento foi implantada na 3ª Câmara Cível da Unidade Goiás
O Sistema Themis, que informatiza os julgamentos, foi inaugurado na primeira câmara da Unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): a 3ª Cível hoje, dia 24 de março. Ao todo, foram colocados em pauta 87 processos – a maior pauta do Themis para uma primeira sessão. Com o sistema, as sessões de julgamento são mais céleres e o inteiro teor da decisão já fica disponível para as partes e advogados no momento em que for proferido o voto pela turma julgadora. A publicação do acórdão também é mais rápida, podendo até mesmo ocorrer no mesmo dia do julgamento.

O presidente da 3ª Câmara Cível, desembargador Kildare Carvalho, destacou que a implantação do sistema é um avanço no tempo. “Vamos acelerar a tramitação dos processos, afastando aquele que é o maior inimigo do juiz e das partes: o tempo”, afirmou. Segundo o magistrado, os desembargadores que compõem a 3ª Câmara Cível – além de Kildare Carvalho, Silas Vieira, Dídimo Inocêncio de Paula, Albergaria Costa e Elias Camilo – começaram a trabalhar com o Themis nos gabinetes no início de fevereiro.

Para Kildare Carvalho, o novo sistema vai reduzir o volume de papel e mudar a forma de executar as tarefas nos gabinetes. “O Themis representa agilidade e também segurança. É uma medida inovadora e de relevância para os cidadãos. Estamos honrados por termos sido escolhidos para a implantação inaugural na Unidade Goiás”, disse. O desembargador lembrou a experiência bem-sucedida do sistema Themis na Unidade Raja, onde ele já funciona em algumas câmaras desde 2010.

Implantação

Os desembargadores que participaram da sessão elogiaram a iniciativa do TJMG de adotar o Sistema Themis e destacaram como se sentiram honrados por darem início à implantação na Unidade Goiás.

A gerente do projeto de implantação do Themis no TJMG, Ana Paula Rodriguez, disse que o sistema muda as rotinas de gabinete e a dinâmica das sessões. “Assim que o julgamento de um processo termina, o inteiro teor da decisão já pode ser consultado pelos advogados ou pelas partes, em um computador localizado na sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, detalha.

Durante a sessão, a pauta de processos vai sendo apresentada em uma tela na sala de julgamentos. Segundo Ana Paula, o sistema integra o trabalho de magistrados, gabinetes e cartórios, tornando o processo não apenas mais ágil, como mais transparente.

A previsão é de que a implantação do Sistema Themis, sob a supervisão do superintendente da área, o desembargador Fernando Caldeira Brant, seja concluído nas unidades Raja e Goiás até 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário