quarta-feira, 9 de março de 2011

Senadores novatos reclamam de lentidão no Senado

Acostumados com a agilidade do Executivo, a bancada de ex-governadores que acaba de assumir mandato de senador se queixa de não ter o que fazer na Casa e tenta emplacar mudanças no regimento que tornem o trabalho no Senado mais rápido.

A maioria se diz estarrecida com o ritmo de trabalho, que muitas vezes se resume a horas de debates no plenário e nas comissões.

"Quem vem do Executivo sente o freio. É como trocar um jato por um jegue", diz Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí, para quem a Casa pode ser "o melhor lugar do mundo para não quer fazer nada".

Com críticas em comum, a bancada de oito ex-governadores que acabaram de trocar o Executivo pelo Legislativo decidiu propor ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), medidas para acelerar as votações. Uma das propostas é que a Casa tenha uma junta de conciliação para intermediar liberação de verbas a obras paralisadas por falta de recursos.

Dependentes
O senadores novatos também propõem uma subcomissão para discutir o tratamento a dependentes químicos, um problema que atinge vários estados.

"A sensação é que eu estava num bólido de Fórmula 1 a 300 km/h que de repente freou", disse Eduardo Braga (PMDB), que governou o Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário