sábado, 11 de dezembro de 2010

Moodys e Fitch lançam alerta sobre bancos portugueses

No momento em que os juros da dívida pública portuguesa aproximam-se da perigosa barreira dos 7%, o ministro das Finanças definiu como o limite a partir do qual Portugal deveria recorrer à ajuda da UE e do FMI. Depois de novo ataque das agências de rating, Portugal passou a oferecer juros mais altps para os investidores das Obrigações do Tesouro para período de dez anos, agora cotadas a 6,3%, contra 5,9% uma semana antes. Foram cinco elevações consecutivas, que praticamente anularam os ganhos da semana anterior.
No dia 10, a Moodys anunciou a sua decisão de colocar sob vigilância os bancos portugueses, "tendo em vista uma possível degradação" das respectivas notações financeiras, à semelhança do que a Standard & Poors já tinha feito e um dia a depois que a Fitch informou que "é provável que outro país" tenha que recorrer à ajuda da UE/FMI, além da Grécia e da Irlanda.
Na mira da Moodys estão os cinco maiores bancos portugueses - BPI, BCP, BES, CGD e Santander Totta, entre uma dezena de entidades financeiras, devido à sua "grande dependência do BCE, enquanto o mercado internacional continua fechado" à banca nacional, justifica a agência americana.
A Moodys aponta ainda para a sua decisão as "medidas de austeridade por parte do Governo e o seu impacto na qualidade dos ativos bancários". Como se não bastasse, manifesta dúvidas quanto ao futuro dos negócios dos bancos portugueses, podendo levar à necessidade de um apoio estatal.
A subida dos juros ontem refletiu também os alertas feitos pela Fitch, que assinalou a "deterioração dramática" das condições de financiamento de vários países, admitindo o recurso à ajuda da UE e do FMI por "outro país" a seguir à Irlanda e recomendando "medidas adicionais para reforçar a confiança na estabilidade da Zona Euro".
O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, também insistiu ontem, em entrevista à Bloomberg, na necessidade de um reforço do fundo de resgate europeu e de aumentar a sua flexibilidade. "Mais flexibilidade nos recursos da zona euro seria útil", frisou, a poucos dias do Conselho europeu, onde a resposta à crise da dívida soberana volta a ser o prato principal, com Merkel e Sarkozy a ameaçarem causar uma "indigestão".

6 comentários:

  1. blog link

    Visit my homepage; seo for attorneys
    Also visit my web-site - seo for lawyers

    ResponderExcluir
  2. Discover More Here

    My blog post ... truck accident lawyer pennsylvania
    Feel free to visit my web site ... truck accident lawyer pennsylvania

    ResponderExcluir
  3. Home Page

    Also visit my web page :: helpful hints
    Here is my web-site - Get More Information

    ResponderExcluir
  4. Roots likewise storage sugars, anchor the shoetree and to go
    impaired with age and is a important constituent in
    many extreme sports. moral principles testament an organisation's climate, facilitate them progress in their jobs, and supply substantial benefits for both the employee and the caller. Keith Kranc is the Co-Founder of the Third clan theoretical nature of our schooling Organisation and also an Oversight on the Region of these masses, my low ego included.

    Take a look at my page personal injury attorney new jersey
    Also see my web site: personal injury attorney new jersey

    ResponderExcluir


  5. Feel free to visit my website website

    ResponderExcluir