sábado, 2 de outubro de 2010

Vídeo mostra Joaquim Roriz tentando impedir voto de ministro do STF

Ele tentou contratar o genro de Carlos Ayres Britto para impedi-lo de votar no processo que poderia impugnar a candidatura dele por causa da ficha suja.

Imagens gravadas de uma conversa entre um advogado e o ex-governador do Distrito Federal mostram que Joaquim Roriz tentou contratar o genro de um ministro do STF para impedi-lo de votar no processo que poderia impugnar a candidatura dele por causa da ficha suja. O Supremo Tribunal Federal determinou que o Ministério Público investigue o caso.
O encontro foi no dia 3 de setembro, na casa do então candidato ao governo do Distrito Federal. Joaquim Roriz queria contratar os serviços do advogado Adriano Borges Silva, genro do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto.
O objetivo seria impedir o voto do ministro Ayres Britto contra a candidatura dele ao governo.
Adriano Borges: A única coisa que eu estou precisando é que ele não leve, com isso aí, ele não vai participar, está impedido.
Roriz: Então é o êxito.
Adriano Borges: É um voto. É um voto. Isso aí é um êxito, de certa forma.
Roriz: É, com isso, eu ganho, folgado.
Se Adriano Borges fizesse a defesa de Roriz, o ministro Ayres Brito ficaria impedido de votar no julgamento do STF por ser parente. O genro do ministro pediu R$ 4,5 milhões pelo serviço. Roriz fez uma contraproposta de R$ 1 milhão.
O Supremo Tribunal Federal pediu que o caso seja investigado pela Procuradoria Geral da República. Sem gravar entrevista, o genro do ministro Ayres Britto admite que sabia que ao defender Joaquim Roriz tiraria o sogro do julgamento.
O advogado Adriano Borges também disse que foi chantageado pela mulher do advogado de Roriz. Na mensagem, Vera Eliza Muller ameaça revelar as negociações.
O ministro Ayres Brito, que já votou duas vezes contra Roriz, disse ao site G1 que, para ele, o genro entrou numa armadilha sem perceber. “Tudo isso foi para tirar da causa um juiz honrado, estudioso, independente e imparcial”, disse o ministro. E concluiu referindo-se ao genro: “Infelizmente, o Adriano percebeu muito tarde a manobra”.
Como o Supremo não derrubou a Lei da Ficha Limpa, Joaquim Roriz desistiu da candidatura na semana passada. A mulher dele, Weslian Roriz, assumiu a vaga.
Nesta sexta-feira, Roriz deu sua versão sobre o encontro gravado na casa dele. “Ele foi lá para me oferecer. Eu falei: ‘Olha, lamentavelmente, eu não tenho condição. Eu dispenso porque eu não posso’. Se eu pudesse, eu teria aceitado”.
A OAB anunciou que vai investigar a conduta do advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário