sábado, 31 de julho de 2010

COMO SUBIR A ESCARPA

Luiz Otávio Cavalcanti
Após vinte e poucos dias de férias, volto ao meu posto de observação. Quase inteiramente azul. Estou defronte do mar na vigia desta sexta feira. Jangadas recolhidas, a espuma das ondas avisa que amanhã é outro dia pra navegar.
Na minha caixa de entrada, recebo carta escrita aos amigos por Gabriel Garcia Marquez. O escritor luta contra um câncer. O sofrimento torna as pessoas mais próximas da dor. E do pensar. Ele se diz um marionete de trapos que talvez não tenha aproveitado o tempo como poderia ter aproveitado. Com mais intensidade, mais emoção.
Ele acentua que podemos apreciar as coisas não pelo que elas valem. Mas podemos apreciá-las pelo que elas significam. Pra quem dá e pra quem recebe. Diz também que, se Deus lhe desse mais um pedaço de vida, sonharia mais e dormiria menos.
Sentencia: não se deixa de enamorar porque se envelhece, mas envelhece-se quando deixa-se de enamorar. E conclui: a verdadeira vida está na forma de subir a escarpa.
A carta do grande escritor me lembra um hábito que temos. Dizemos sempre que precisamos tirar férias, olhar a vida, botar arte e cultura na agenda. Por que não fazemos isso naturalmente, no cotidiano ? Por que não botamos açúcar, ou mangaba, ou um tinto, no dia a dia ? Por que não amenizar a dureza do diário com a leveza do gesto e da paisagem ?
Daí, percebi que, sem querer, quase diariamente fico olhando o mar, na amizade de seu imenso silêncio. E recolho dele lições de paciente ficar. E percebi também que, querendo muito, diariamente, visito minha neta, Valentina. E com ela, no aconchego do sol que cobre nossas manhãs companheiras, renovo as cores de meu outono.
Boa tarde, respondo á brisa que saúda minha volta a esta 12ª laje.

Um comentário:

  1. This will let you know the fundamentals behind stickers nails
    cutouts and feathering, you will have to compromise on the quality should be considered
    depending on the place you want the decal to most conspicuous application.
    You can reprogram the Stickers Nails to the printer.

    Also visit my weblog ... Bumper Sticker

    ResponderExcluir