segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lançada Campanha de Desarmamento Infantil

A brincadeira com uma pistola que lança discos deixou de ser divertida para o estudante Luis Alan da Silva, 10 anos, quando ele acertou acidentalmente um amigo. “Eu pedi para ele se afastar, mas não deu tempo. Quando atirei para o alto, o disco acabou batendo nele. Fiquei muito assustado porque não queria machucá-lo”, relembra. O acidente provocou um leve sangramento na testa do amigo e uma grande lição para Luis Alan. “Armas são perigosas.
Mesmo quando a gente não tem a intenção, como foi o meu caso, pode machucar alguém. Eu pedi desculpas a ele e nunca mais brinquei com a arma”, ensina. O estudante era uma das centenas crianças que participaram ontem (18/10) do lançamento da IV Campanha de Desarmamento Infantil.
O projeto da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF) promove a troca de armas de brinquedo por uma revista educativa. Em sua quarta edição, a campanha já recolheu mais de 27 mil pistolas, revólveres e metralhadoras de brinquedo. No ano passado, foram 17.095. “A expectativa para esse ano é que mais crianças estejam conscientizadas e entreguem suas armas de brinquedos”, disse o diretor geral da GMF, Arimá Rocha.
O evento reuniu 320 estudantes de oito escolas municipais para uma manhã de brincadeiras com o grupo de palhaços Garajal, apresentações artístico-culturais e de passeios de trem. ``Acho que a troca vale a pena. Se eu não tenho arma de brinquedo, mostro para meus amigos que quero paz``, acredita o estudante Marcelino Ferreiro de Sousa, 10 anos.
Troca
Os postos de troca serão em 120 escolas públicas, bancas de revistas e shoppings. As armas são recolhidas por equipes do pelotão da Ronda Preventiva Escolar (Rope) e armazenadas até a data de encerramento da campanha, 10 de dezembro. Parte dos brinquedos será destruída em ato simbólico e o restante entregue às oficinas de reciclagem da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

Nenhum comentário:

Postar um comentário