quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pátria Minha

Há no dia da independência todo tipo de comemoração militar. Festividades civis, entretanto, cousa alguma. O sentimento patriótico o revelamos em jogos da seleção brasileira. E para por ai.

Nem sei bem se me causou espanto ver em reportagem televisiva, pessoas atônitas sem saber a resposta da pergunta apresentada pela reportér: "você sabe o que se comemora neste dia, o 7 de setembro?". "É o dia da parada militar" - disse uma anciã; "sei não senhora" - respondeu um jovem.

Lamentavelmente é o retrato da conciência cívica da população. E isso se vem agigantando, quase demonstrando uma vingança sobrenatural à ditadura que nos dominou no século passado, onde, vamos e venhamos, todo mundo sabia de có e salteado o significado da data e ainda, de sobra, cantarolava o Hino da Independência, corretinho e sem brados retumbantes.

A força da palavra PÁTRIA e o sentimento que dela se deriva amanhinam-se paulatinamente, exceto ao que partiram para um exílio voluntário. Ainda não vi brasileiro no estrangeiro que não se curvasse emocionado ao seu som. PÁTRIA! Que coisa extraordinária... Minha PÁTRIA... E viva a independência, inclusive a do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário