Há 10 anos, a luta social em defesa da
assistência social como política pública - direito de cidadania -
resultou no grande pacto nacional que impulsionou a criação e
estruturação do Sistema Único de Assistência Social, o Suas. A
implementação desse sistema em todo o território nacional se deu em meio
a conflitos e tensões, desvelando processos históricos que deslocaram o
novo modelo de gestão da assistência social do campo meramente
administrativo para o campo das práticas políticas locais.
O
Suas impulsiona o rompimento da lógica da filantropia e do
clientelismo. Dessa forma, a assistência social, antes pautada pela
lógica da filantropia, virou obrigação pública do Estado na resposta
articulada de um conjunto de atenções que ampliam as possibilidades de
satisfação de necessidades sociais básicas dos cidadãos.
É
no confronto de paradigmas que o Suas vai se delineando como um
instrumento estratégico na formação da cultura do direito. Conseguimos
estabelecer o consenso de que a rede de atendimento da assistência
social mesmo privada, sem fins lucrativos, tenha a natureza pública e
que as prestações de serviços devam ser devidamente reguladas pelo
Estado.
Sabemos que olhar para frente,
significa consolidar o sistema, o que requer ampliar a divulgação dos
direitos socioassistenciais, dos serviços, benefícios, programas e
projetos, além do expandir o debate público com agentes políticos e
inclusão do Suas na agenda pública.
Nesses 10
anos, inúmeras conquistas merecem ser destacadas, como o comando único e
a relação entre os entes federados e com a sociedade civil. Também
expandimos equipamentos, recursos do financiamento, serviços e
benefícios. Temos quase 600 mil trabalhadores em todo o país atuando na
área. Além disso, somos responsáveis pela operacionalização do Cadastro
Único nos municípios e pelo acesso à transferência de renda, como o
Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família.
Progredimos
muito no atendimento às famílias e indivíduos em situação de
vulnerabilidade e risco pessoal. Avançamos ainda na busca aos cidadãos
antes considerados invisíveis, por meio da busca ativa. Hoje, a rede em
Tocantins é composta por 148 Centros de Referência da Assistência Social
(Cras), 22 Centros de Referência Especializados de Assistência Social
(Creas) e 2 Centros de Referência Especializados para a População em
Situação de Rua (Centro Pop).
Além da gestão,
a participação social é de suma importância para a consolidação do
SUAS. Este ano, estamos realizando as conferências municipais, estaduais
e a nacional de assistência social. O processo de conferências é um
momento de fortalecimento das instâncias de participação e, portanto, de
reconhecimento do controle social. As principais conquistas da Política
de Assistência Social, como a criação e a implementação do Suas,
partiram de deliberações das conferências. Elas permitem o encontro
entre as diversas realidades regionais que compõe a Política de
Assistência Social, por isso, podemos debater amplamente a estruturação
do Sistema, para garantir que a qualidade dos serviços que oferecemos
seja melhor a cada dia.
Erguemos o Suas é
fato, mas temos que continuar avançando no aperfeiçoamento do sistema e
na tarefa coletiva de construção do direito à assistência social. Vamos
às conferências, ampliemos os debates, exponhamos nossas preocupações e
como bons navegantes, conscientes do ponto de chegada, vamos construir o
novo caminho que nos guiará nos próximos dez anos.
Ieda Maria de Castro (Jornal do Tocantins)
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