domingo, 3 de abril de 2011

TJPE: Tribunal de Justiça abraça causa do autismo

Nesta quinta-feira (31), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador José Fernandes de Lemos, recebeu em seu gabinete representantes do Grupo de Estudos sobre Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Getid) para discutir formas de apoio e divulgação dos sintomas e dos tratamentos do autismo.

E para auxiliar nesta tarefa de conscientização, a fachada do Tribunal de Justiça receberá iluminação especial nesta sexta-feira (1). Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado neste sábado (2), os refletores do TJPE receberam um gel especial na cor azul, que é a cor definida para o autismo. Outros prédios públicos do Recife também serão iluminados, como o Palácio do Campo das Princesas.

Considerada uma síndrome complexa, o autismo decorre de um grupo de desordens do cérebro. Também conhecido por transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), o autismo apresenta como características principais a dificuldade na comunicação e na sociabilidade. “É importante que a sociedade se conscientize sobre essa síndrome, que atinge silenciosamente nossas crianças. O preconceito ainda atrapalha bastante o tratamento, que muitas vezes precisa ser multidisciplinar e intensivo”, afirmou a procuradora do Estado de Pernambuco e coordenadora do Getid, Izabel Cristina Moreira dos Santos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo é mais comum em crianças do que doenças como diabetes e câncer. “O Poder Público deve atuar como parceiro no trabalho de divulgação e orientação, visto que uma sociedade consciente do transtorno seja o primeiro passo para encarar esse problema”, declarou a coordenadora do Getid. Ainda segundo a OMS, atualmente, mais de 70 milhões de pessoas apresentam sintomas do autismo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário