sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Juízes alertam para a realidade do Judiciário de SP

Magistrados e mídia estreitam relações em Piracicaba
Sob o título "Juízes de Piracicaba divulgam realidade do Judiciário Paulista", o site da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados) registra a iniciativa de 12 juízes do Fórum de Piracicaba, que promoveram encontro com a imprensa local, em dezembro (*).
Segundo noticiou a "Gazeta de Piracicaba", o encontro serviu para chamar a atenção sobre a "precariedade da atuação da Justiça no Estado de São Paulo".
Realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, o evento foi uma iniciativa dos magistrados para estreitar as relações com a imprensa e esclarecer sobre o funcionamento da Justiça paulista.
O juiz Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, da 2ª Vara Cível, disse que há "um cenário desolador que serve como desestímulo aos próprios juízes, pois o número de processos só aumenta e estamos enxugando gelo". Segundo ele, "não se pode transformar a atividade judicial em produção em escala industrial e repetitiva de decisões".
O juiz Lourenço Carmelo Torres, da 3ª Vara Cível, citou o corte no orçamento pelo Executivo estadual e a falta de funcionários, agravada pela perda de servidores que deixaram de ser repostos.
Sob o título "Juízes denunciam condições 'insustentáveis' de trabalho", o "Jornal de Piracicaba" noticiou que os magistrados reclamaram que o crescente volume de processos, aliado aos baixos investimentos, os obriga a exercerem jornadas excessivas de trabalho, incluindo as sentenças nos finais de semana, em detrimento da vida familiar e social.
Em página interna, o encontro foi noticiado sob o título "Poder Judiciário de Piracicaba grita por socorro em encontro com a imprensa".
Segundo o jornal, os juízes consideraram a iniciativa uma forma de "derrubar os muros que ainda separam e afasta a mídia e a Justiça de uma aproximação mais harmoniosa e produtiva", conforme definiu o juiz Lourenço Carmelo Torres.
"Juízes apresentam panorama caótico do Judiciário paulista" foi a manchete do jornal "A Tribuna Piracicabana".
Segundo o jornal, "os juízes de direito da Comarca de Piracicaba fizeram algo inusitado: pela primeira vez, reuniram jornalistas da cidade para apresentar o organograma do Judiciário brasileiro e, na mesma oportunidade, deixaram a habitual reserva em falar sobre a situação de suas atividades para apresentar um quadro caótico do Judiciário paulista".
Fonte: Blog do Fred.

Nenhum comentário:

Postar um comentário