quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nelson Calandra: Para recuperar o orgulho de ser juiz

Prioridade da AMB será a defesa dos magistrados

Em carta dirigida a vencidos e vencedores nas eleições da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), o desembargador Nelson Henrique Calandra prega a unidade da classe e reafirma os compromissos de priorizar a defesa do magistrado e o fortalecimento da entidade. "Seja onde for, onde houver um juiz aviltado em sua independência, lá estará a nova AMB para defendê-lo", afirma o presidente eleito.

Eis a íntegra da correspondência divulgada na última segunda-feira:


São Paulo, 29 de novembro de 2010.


Prezados Colegas,

Queremos dar um abraço em cada um dos 4.552 magistrados que optaram por dar NOVOS RUMOS à AMB e agradecer a todos os 8.800 votantes que legitimaram esta eleição. Agradecemos aos que se abstiveram, conclamando-os, também, a participarem da nossa jornada.

As palavras de agradecimento são preciosas, porém curtas, diante da dimensão de nossos compromissos. Compromissos esses, que só terão sentido sob a unidade de uma magistratura consciente de seus deveres, mas, sobretudo, atenta à defesa de suas prerrogativas e dos valores da justiça e da democracia, dos quais somos a base e a última trincheira. O apoio que recebemos nos possibilitará a busca da defesa dos legítimos interesses da magistratura.

Vamos abrir as portas da AMB para todos os magistrados, sejam estaduais ou federais, do 1º ou do 2º grau, trabalhistas ou militares, ativos ou inativos, do interior ou da capital. Queremos também receber aqueles que deixaram a Associação por razões, na maioria das vezes, compreensíveis. Agora, precisamos de todos os magistrados para o fortalecimento da AMB e para que contribuam na construção da unidade da classe, para enfrentarmos juntos as lutas que virão.

A partir de agora não há mais vencedores ou vencidos, houve disputa de idéias, modelos e propostas. Precisamos ter a noção exata de nossa nobre missão. É hora de virar também a página do passado de equívocos e reafirmarmos quem somos e o que queremos. Vamos construir uma nova AMB, com unidade e em defesa da magistratura brasileira.

O nosso compromisso maior, a nossa prioridade, é a defesa do magistrado. Qualquer que seja e onde estiver, ele não mais ficará esquecido. Seja onde for, onde houver um juiz aviltado em sua independência, lá estará a nova AMB para defendê-lo. É essa a nossa luta: resgatar a auto-estimar dos magistrados. Vamos mostrar que os juízes brasileiros têm valor e são gente que faz, pois o Brasil necessita de um Judiciário de cabeça erguida e independente.

Daqui para frente nada mais será discutido neste país sobre a magistratura que não passe pela AMB, seja no STF, nos tribunais, no CNJ e, principalmente, no Congresso Nacional, onde a construção é política e é fundamental que tenhamos capacidade de diálogo e interlocução. Não aceitaremos a relativização ou a flexibilização das prerrogativas dos magistrados. Nossa relação com o CNJ será institucional e respeitosa, mas estaremos sempre com a Constituição nas mãos, para garantirmos a independência dos juízes, suas prerrogativas e a autonomia dos tribunais.

Demos o primeiro passo na grande caminhada para recuperarmos o orgulho de sermos juízes. Vamos abrir as portas da AMB e entrar por elas de peito e coração abertos, para fazer uma gestão participativa e integrada. A construção será coletiva, sempre. Estamos convencidos de que o êxito de nossas conquistas será do tamanho da nossa capacidade de união e do tamanho de nossa força. Muito obrigado a todos e os convoco para inaugurarmos um ano e tempo novos de felizes conquistas para os magistrados.

Nelson Calandra

Presidente eleito da AMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário