domingo, 8 de agosto de 2010

Morre o Compositor de La Barca e Relógio, Roberto Cantoral

Vítima de parada cardíaca, faleceu neste sábado (7), aos 75 anos, o compositor mexicano Roberto Cantoral, autor de canções famosíssimas como Relógio (El Reloj), La Barca , Prisioneiro nº 9 e El Crucufijo de Piedra. Cantoral morreu em sua casa, localizada na cidade de Toluca, a uns 70km da Cidade do México.
Cantoral, que em 1971 ganhou o Festival OTI com a canção 'Yo no voy a la guerra' e em 1973 triunfou no mesmo certame com 'Quijote', nasceu no México em 7 de junho de 1935 na Ciudad Madero, no norte do estado Tamaulipas.
As atividades artísticas de Roberto Cantoral começaram em 1950 quando junto com seu irmão Antonio formaram o dueto 'Hermanos Cantoral'.
Logo Roberto Cantoral formou o trio 'Los Tres Caballeros' que se dedicou a canção romantica do México e com o qual realizou turnes internacionais por diversos países.
ASociedad de Autores y Compositores de México (SACM) indica que suas canções 'El reloj', 'La Barca' e 'El Preso Número Nueve' tem, cada uma, mais de 1.000 versões gravadas em múltiplos idiomas a nível mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário