segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TREMENDO 171. A origem do termo ESTELIONATÁRIO

l_stellio_delos_030502_pbO bicho é esse aí mesmo e o seu nome é Stellio stellio. Talvez você não saiba, mas é em razão da grande capacidade desse lagarto de mudar o tom dessa sua incrível carapaça -para passar despercebido - que surgiram os grandes golpes dos tempos modernos chamados de estelionato.

Estelionato é toda safadeza proposta com a finalidade de meter a mão no bolso dos desavisados, com contrapartidas inexistentes. Um cheque sem fundos, por exemplo, é uma promessa de pagamento à vista feita por alguém que adquiriu algum bem ou serviço, mas que na hora da “bufunfa”, deixa o infeliz do vendedor a ver navios com uma folha de cheque nas mãos e sem o dinheiro.

Hoje o estelionato é praticado em um leque infinito de possibilidades altamente criativas e que, no final, se presta pra deixar algum otário chorando na mídia, por ter sido feito de besta.

Entre todos o que mais impressiona é o estelionato oficial, amparado pela lei e usado costumeiramente com o eufemismo amaciante de imposto.

É com essa penalização absurda, sobre o já paupérrimo bolso brasileiro, que a população paga para receber a contrapartida justa de tudo o que precisa para manter o básico das necessidades da vida. E aí é que entra o estelionato. Todo mundo paga por saúde, justiça, educação, segurança, infra estrutura, saneamento e outras imprescindíveis obrigações dos poderes públicos, sem quase nada em troca.

E, como já dissemos, pagamos caro por isso. Aproximadamente 45% de tudo o que ganhamos com o suor do nosso trabalho. O resto todo mundo já sabe. Saúde caótica, educação inepta, segurança nenhuma, justiça morosa, lenta e elitista e por aí afora.
Puro estelionato institucionalizado. Autorizado. Amparado por lei.
171 aplicado sobre toda a população do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário