segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Presidente do STF pede informações para decidir sobre intervenção federal no Pará

O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Gilmar Mendes, requisitou na noite da quinta-feira (15.10) informações ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e também à Governadora Ana Júlia Carepa para então decidir sobre um pedido de intervenção federal no estado.

O pedido chegou ao Supremo por meio da Petição (Pet nº 4.681), proposta pela Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Senadora Kátia Abreu (DEM-TO). De acordo com ela, mais de 100 decisões judiciais relativas à reintegração de posse em benefício de produtores rurais no Pará deixaram de ser cumpridas porque o estado não fornece reforço policial para tanto.

O quadro, segundo a presidente da CNA, demonstra a falta de efetividade das decisões judiciais dadas pelo Judiciário paraense em razão de invasões ilícitas de terra. Na ação, Kátia Abreu sustenta que é “difícil não suspeitar de comportamento ofensivo ao princípio constitucional da impessoalidade administrativa, ao se atentar para a noticiada afinidade política entre a governadora e o denominado MST – Movimentos dos Sem Terra”.

“O Poder Executivo estadual abusa dos direitos de proprietários e produtores rurais, negando-se a dar cumprimento às requisições judiciais de força policial”, destaca a presidente da confederação.

Dessa forma, pede que o Supremo determine a intervenção federal no estado para que a União possa fazer valer as decisões do Poder Judiciário. Após o recebimento das informações que foram solicitadas, o Ministro Gilmar Mendes deverá decidir sobre o pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário