terça-feira, 10 de julho de 2007

A levedura de cerveja

A levedura é um fungo unicelular responsável pela fermentação alcoólica de soluções açucaradas. O género mais importante é o Saccharomyces, do qual se destaca a espécie Saccharomyces cerevisiae, vulgarmente apelidada de levedura de cerveja.

Estes organismos desde há muito são utilizados para fermentar o açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte, o lúpulo, entre outros, obtendo-se, desta forma, as bebidas alcoólicas.

Hoje em dia, é também usada como um valioso suplemento alimentar, devido ao seu elevado teor de nutrientes e nível proteico (cerca de 50%).

Este suplemento alimentar, por muitos considerado um alimento completo, tem um elevado teor de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, ácido pantoténico, ácido nicotínico, ácido fólico, biotina, colina, inositol, etc.) e ainda muitos minerais (entre os quais se destacam o potássio, o sódio, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o enxofre, o zinco, o selénio, o ferro e o crómio).

A maior parte das marcas comerciais de levedura de cerveja não contém vitamina B12, pelo que os vegans (vegetarianos puros) deverão certificar-se, através do rótulo, se a marca que compraram é uma fonte confiável dessa vitamina.

A levedura de cerveja possui todos os aminoácidos essenciais (componentes das proteínas). É também uma fonte considerável de DNA e RNA, dois ácidos nucleicos importantes, que estimulam o sistema imunitário e ajudam a melhorar o funcionamento cerebral a nível da memória e do envelhecimento precoce.

Melhora acne, eczema e psoríase
A ingestão de levedura de cerveja é benéfica a nível de transtornos intestinais, particularmente na regulação de casos de diarreia e de prisão de ventre. É também um suplemento a considerar na diabetes, devido ao seu teor de crómio, que ajuda a regular o metabolismo do açúcar. Quando combinada com a lecitina, a levedura de cerveja revela-se eficaz em casos de colesterol elevado.

Devido ao seu elevadoteor de vitaminas do complexo B, o consumo regular de levedura de cerveja tem vantagens ao nível da pele, unhas e cabelo, podendo ajudar mesmo a melhorar casos de acne, eczemas e até psoríase.

Para além disso, os nutrientes da levedura de cerveja ajudam a colmatar algumas deficiências que possam existir em dietas de emagrecimento demasiado restritivas ou numa alimentação desequilibrada.

Este suplemento alimentar pode ser tomado por qualquer pessoa saudável, para assim assegurar a ingestão diária de nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Devido às suas propriedades reconstituintes, é especialmente aconselhada a desportistas, a crianças em fase de crescimento, a idosos, a grávidas e a doentes em fase de recuperação.

Este suplemento, que possui um travo amargo característico, encontra-se disponível em diversas formas: em pó ou flocos, comprimidos ou cápsulas e ainda no estado líquido. A levedura em pó ou em flocos pode ser adicionada a uma grande variedade de alimentos crus ou já cozinhados. Pode ser polvilhada em saladas, sopas, caldos, sumos de fruta, iogurtes e outros que deseje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário