quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Função do CNJ é fazer os tribunais funcionarem

115ª Sessão do CNJ - 19/10/10 - CNJ

Uma das funções do Conselho Nacional de Justiça é obrigar os tribunais de segunda instância a funcionar corretamente e não substituí-los na apuração de irregularidades cometidas pelos juízes que os integram. Esse é o entendimento do presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Cezar Peluso, trazido à tona em julgamento realizado nesta terça-feira (19/10) no plenário do Conselho.
Por maioria de votos, o CNJ determinou a abertura de procedimento administrativo contra o desembargador Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O desembargador responderá no Conselho pelas acusações de violação do dever de imparcialidade e omissão por não tomar nenhuma providência ao saber de um caso de exploração sexual de menor de idade.
Cezar Peluso ficou vencido ao acolher preliminar do advogado Rodrigo Roberto da Silva, que defende o desembargador. O advogado alegou que o CNJ não deveria apurar o caso já que a competência para seguir com as investigações seria da Corregedoria de Justiça catarinense. Silva fundamentou seus argumentos nas liminares concedidas em agosto pelo decano do Supremo, ministro Celso de Mello, para que juízes de Mato Grosso punidos pelo CNJ voltassem aos cargos.
No entendimento de Celso de Mello, o CNJ tem poder de processar e impor sanções administrativas a juízes e desembargadores. Mas sua competência é subsidiária à dos tribunais de segunda instância. Ou seja, o Conselho não pode punir juízes sem que tenha dado a oportunidade de o tribunal ao qual os magistrados estão submetidos se manifestar sobre o caso.
115ª Sessão do CNJ - Min. Eliana Calmon - 19/10/10 - CNJ
Ao julgar o caso catarinense, Peluso sinalizou como deverá votar quando o Supremo julgar a delimitação das competências do CNJ. Para o presidente do STF, o procedimento deveria ser conduzido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. “O tribunal tem o dever de apurar esses fatos”, afirmou.
“Não me parece que a circunstância de ter havido a comunicação de um processo ao Superior Tribunal de Justiça e ao CNJ transforme o Conselho em corte originária para este caso”, arrematou Cezar Peluso, em referência ao fato de que a notícia das investigações contra o desembargador foi dada pela própria Corregedoria de Justiça do tribunal catarinense.
Para a maior parte dos conselheiros, a competência do CNJ é concorrente, não subsidiária à dos tribunais. O tema preocupa os conselheiros a ponto de a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, pedir para que seus colegas não discutissem demais o tema na sessão para “não dar munição para a mídia” noticiar que há um conflito entre o CNJ e o STF, “quando, na verdade, não há”.
Para Eliana Calmon, o papel do CNJ nestes casos é fundamental porque é muito difícil para os desembargadores julgar um colega. “Lobo não come lobo”, afirmou. O ministro Peluso foi o único a votar contra a competência do CNJ para analisar o caso.
Processo disciplinar
Prevaleceu no julgamento o voto da relatora da sindicância, ministra Eliana Calmon, que determinou a abertura de processo administrativo contra o desembargador Carlos Prudêncio. Para ela, os indícios de que o juiz violou o dever de ser imparcial e que se omitiu ao tomar conhecimento de um caso de exploração sexual de menores devem ser investigados pelo CNJ.
A maioria votou pela abertura de processo. Os conselheiros Paulo Tamburini, Jorge Hélio, Ives Gandra, Marcelo Neves e Felipe Locke, além da abertura do procedimento administrativo, queriam que o CNJ determinasse o afastamento do desembargador do cargo. Mas também ficaram vencidos.
Prudêncio é acusado de favorecer o desembargador aposentado Nestor Silveira em um caso no qual o ex-colega atuou como advogado. Em seu relatório, a ministra Eliana Calmon citou testemunhos de pessoas que disseram que Silveira e Prudêncio são sócios na compra de terras.
A segunda acusação contra o desembargador é a de permitir a exploração sexual e a prostituição infantil. Escutas que constam dos autos da sindicância revelam conversas entre o desembargador e um amigo, nas quais falam sobre um programa com uma garota de 16 anos de idade. De acordo com Eliana Calmon, os dois falavam em celulares em nome do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
A relatora afirma que as escutas feitas com autorização judicial em outra operação revelam um homem chamado Nauro Galazini conversando com uma mulher chamada Deise, que agenciava encontro sexuais em um prostíbulo às margens da BR 101. O desembargador não negou, segundo a ministra, manter relacionamento com Deise.
“As gravações revelam que Nauro Galazini estava se encontrando com uma menor no prostíbulo localizado em Palhoça e esses encontros eram intermediados pela senhora Deise”, disse Eliana Calmon. Segundo ela, o desembargador tinha conhecimento, incentivou tal prática e aceitou ouvir detalhes do encontro.
A ministra afirmou que fez questão de escutar as gravações para não se basear apenas nas transcrições e que Prudêncio chegou até a aconselhar o amigo a levar um presente que oferecera para a adolescente. “O simples conhecimento e o incentivo a tal conduta é de todo repreensível. Os autos revelam atitude proativa do desembargador em relação ao desenrolar dos fatos”, sustentou Eliana Calmon.

Deputado holandês é o novo satã do Islã

O poderoso deputado Geert Wilders, do Partido Popular para a Liberdade e Democracia, (o terceiro maior da Holanda) diz odiar o Islã. Uma de suas propostas é de expulsar todos os mulçumanos, que não tenham cidadania holandesa. Quer proibir a construção de novas mesquitas, no país, para impedir a islamisação da Holanda, não satisfeito bate pesado classificando o AlAlcorão com um livro fascista e demonizou o profeta Maomé.

Geert Wilders: “Nem todos os muçulmanos são terroristas, mas quase todos os terroristas são muçulmanos".
Fontes: Estadão, AFP, El Pais, Coluna Caio Blinder, Geert Wilders, The Jakarta Globe, Diario de Notícias, Volkskrant, Daily Mail

De repetente, saído do nada, um folclórico político populista e radical, o deputado Geert Wilders, 47 anos, do “Volkspartij voor Vrijheid en Democratie” (VVD), Partido Popular para a Liberdade e Democracia, que oxigena os cabelos, transformou-se no mais conhecido político holandês, para o resto do mundo e uma importante força política dentro do seu país. Na legislatura passada foi eleito o político mais eficaz da Holanda.

Os analistas políticos dizem que Geert tem uma oratória própria e um poder de convencimento extraordinário que fascina o eleitor, principalmente diante dos polêmicos temas anti-islã, por ele defendido, com sua mais visível plataforma política.

No prazo de seis anos deixou de ser o solitário membro de seu próprio partido num Parlamento de 150 cadeiras, para transformar-se na terceira força política da Holanda. Seu partido que agora conta com 24 deputados e 1,4 milhões de votos, tornou-se, tendo ele como líder, o fiel da balança para a manutenção da coalizão formada por liberais e democratas-cristãos.

Em resumo, sem o apoio do seu partido cai o primeiro ministro, Mark Rutte, o primeiro liberal a governar o país desde 1918, que prometeu, afinado com o novo aliado, reduzir a migração, dizendo que não se pode continuar deixar um número tão elevado de imigrantes, sem nenhuma perspectiva.

Foto: ANP
Ameaçado de morte, por extremistas, Wilders vive cercado de seguranças e dorme todas as noites num local diferente
Mas os refletores foram atraídos na direção do deputado Geert Wilders, pela forma agressiva como ele ataca o islamismo, não como uma religião, mas como uma ideologia. Diz que o islã quer destruir a civilização ocidental.

Caio Blinder na sua coluna comentou:

“Wilders é da pesada, martela que o Alcorão deve ser proibido por ser um livro “fascista”, uma espécie de Mein Kampf, e já chamou Maomé de “demônio”. Diz que tudo deve ser feito para conter a islamificação da Holanda”.

O deputado Geert Wilders, defende “Israel fervorosamente, enquanto pede o fechamento das fronteiras holandesas à imigração muçulmana, defende os homossexuais e opõe-se à opressão da mulher no Islã radical”.

Mas sua vida está longe de ser um mar de rosas, ameaçado de morte pelos radicais islamitas, a Holanda abriga oficialmente um milhão de mulçumanos, vive permanentemente cercado por guarda-costas e por medidas de seguranças: dorme cada dia num lugar diferente e longe da sua mulher, uma ex-diplomata húngara, com quem só se avista muito raramente.

Foto: Reuters
Wilders no tribunal: defendido pelos Promotores, mas com risco de ser condenado pelos juízes
Wilders está sendo processado na Holanda por incitação ao ódio e discriminação contra muçulmanos. Não usou a oportunidade do depoimento para se defender. Ficou em silêncio no tribunal.

Mesmo assim os promotores holandeses pediram aos juízes que o absolvam. O promotor Paul Velleman disse no tribunal que a maioria das declarações de Wilders - que incluem comparações entre o Islã e o nazismo - parecem ter como alvo o Islã como uma ideologia e não o objetivo de chamar a atenção sobre os muçulmanos.

Observadores dizem que há possibilidades, de mesmo assim, ele ser condenado pelos juízes.
Foto: Reuters
Os talibãs do Afeganistão não estão gostando nada das posições políticas anti-islã de Geert Wilders, a Holanda pode pagar caro, por isso Mas ao que parece o deputado e a Holanda tão cedo vão sair do noticiário: os Talibãs afegãos, através do seu porta voz, Zabiullah Mujahed, advertiram que vão promover atentados na Holanda se o novo Governo, apoiado por Geert Wilders, promover políticas anti-muçulmanas.

”Se a Holanda intensificar as suas políticas contra a população de origem muçulmana, podem estar seguros de que serão objeto de ataques por parte de grupos jihadistas”, afirmou, Mujahed, em entrevista publicada pelo diário holandês Volkskrant.
Foto: Getty Images
há Há holandeses, preocupados com a repercussão política e os riscos da ameaça terrorista, querendo calar Wilders

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam 19,8 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade. 
Salário chega a R$ 21.766,15 no TRT de Rondônia e Acre.

Pelo menos 77 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (18) e reúnem 19.825 vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Nesta segunda, 12 órgãos abrem inscrições. São os seguintes: Câmara de Jaú (SP), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Educação Física, Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente do governo de São Paulo), Prefeitura de Araguaína (TO), Prefeitura de Barbacena (MG), Prefeitura de Campestre (MG), Prefeitura de Embu (SP), Prefeitura de Guaxupé (MG), Prefeitura de Lima Duarte (MG), Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Santa Catarina, e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Instituição/Órgão Prazo
 
Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital
Câmara de Balneário Camboriú (SC) 20/10/10 32 R$ 3.438,03 todos os níveis Balneário Camboriú (SC) veja edital
Câmara de Barra Mansa (RJ) 05/11/10 31 R$ 1,8 mil todos os níveis Barra Mansa (RJ) veja edital
Câmara de Buritis (MG) 12/11/10 10 R$ 1.250 todos os níveis Buritis (MG) veja edital
Câmara de Jaú (SP)
   
08/11/10 8 R$ 1.898,82 nível médio e superior Jaú (SP) veja edital
Câmara de Mairiporã (SP) 19/10/10 20 R$ 1.127,96 todos os níveis Mairiporã (SP) veja edital
Câmara de Rio Grande da Serra (SP) 25/10/10 18 R$ 2.080 todos os níveis Rio Grande da Serra (SP) veja edital
Cemig Telecomunicações 10/11/10 38 R$ 2.335,49 nível médio e superior Belo Horizonte veja edital
Comissão de Valores Mobiliários
  
02/11/10 150 R$ 13.264,77 nível médio e superior São Paulo e Rio de Janeiro veja edital
Companhia Águas de Joinville (SC) 05/11/10 14 e formação de cadastro R$ 4.335,00 nível médio, técnico e superior Joinville (SC) veja edital
Companhia Docas do Estado da Bahia 19/10/10 30 e formação de cadastro de reserva R$ 1.573,72 nível médio, técnico e superior Bahia veja edital
Companhia Melhoramentos da Capital 19/10/10 264 R$ 1.643,00 nível fundamental Florianópolis (SC) veja edital
Conselho Federal de Educação Física 19/11/10 2 e cadastro R$ 2.016,28 todos os níveis não divulgado até 18/10/10 veja edital
Conselho Regional de Administração do Acre 22/10/10 7 R$ 1,8 mil todos os níveis Acre veja edital
Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas 17/11/10 94 R$ 1.369,31 todos os níveis Manaus veja edital
Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco 30/10/10 24 e cadastro R$ 3.074,81 nível médio, técnico e superior Pernambuco veja edital
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo 19/11/10 38 e cadastro R$ 3.755,77 nível médio e superior Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo veja edital
Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal 12/11/10 12 e cadastro R$ 4.127,37 nível médio e superior Brasília veja edital
Conselho Regional de Medicina do  Pará 29/10/10 135 R$ 2.833,83 todos os níveis Altamira, Belém, Castanhal, Marabá e Santarém veja edital
Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 5ª Região (São Paulo) 22/10/10 48 R$ 1.954,25 nível médio e técnico Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto e São Paulo veja edital
Defensoria Pública do Estado da Bahia 28/10/10 50 R$ 12.803,31 nível superior em direito Bahia veja edital
Defensoria Pública de Tocantins    11/11/10 375 R$ 3,3 mil nível médio e superior Brasília, Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis veja edital
Departamento de Água e Esgoto de Bauru (SP) 05/11/10 3 R$ 2.036,33 nível superior Bauru (SP) veja edital
Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte 21/10/10 285 R$ 2.337,31 nível médio e superior Rio Grande do Norte veja edital
Fundação Casa 19/10/10 719 R$ 1.255,59 nível médio estado de São Paulo veja edital
Fundação Casa 2    17/11/10 468 R$ 2.918,09 todos os níveis São Paulo veja edital
Fundação Hospitalar do Município de Varginha - Hospital Bom Pastor 27/10/10 38 R$ 4.049,39 nível médio e superior Varginha (MG) veja edital
Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ) (1) 29/10/10 265 R$ 1.454,42 nível médio e superior Niterói (RJ) veja edital
Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ) (2) 29/10//10 245 R$ 1.164,39 todos os níveis Niterói (RJ) veja edital
Fundação Municipal de Saúde de Petrópolis (RJ) 18/10/10 62 R$ 7.199,89 nível superior em medicina Petrópolis (RJ) veja edital
Fundação Universidade de Brasília 25/10/10 146 R$ 2.989,33 nível médio/técnico e superior Brasília veja edital
Governo da Bahia 05/11/10 3,2 mil R$ 858,32 nível superior Bahia veja edital
Instituto Jones dos Santos Neves 24/10/10 8 e formação de cadastro R$ 4.734,10 mestrado em economia ou estatística Espírito Santo veja edital
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) 21/10/10 253 R$ 7.563,01 nível médio e superior Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal veja edital
Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (PR) 07/11/10 3 e formação de cadastro R$ 1.447,95 nível médio Foz do Iguaçu (PR) veja edital
Marinha Mercante 12/11/10 30 não informado nível superior Rio de Janeiro (RJ) veja edital
Ministério Público do Rio Grande do Sul 22/10/10 24 R$ 3.177,43 nível médio Rio Grande do Sul veja edital
Ministério Público de Santa Catarina 27/10/10 29 R$ 17 mil nível superior em direito Santa Catarina veja edital
Polícia Civil de Santa Catarina 22/10/10 613 R$ 1.813,53 nível superior em qualquer área e em psicologia Santa Catarina veja edital
Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso 05/11/10 75 não informado nível médio Mato Grosso veja edital
Polícia Militar de Santa Catarina 29/10/10 1.858 R$ 2.435,51 nível superior Santa Catarina veja edital
Prefeitura de Araguaína (TO)    07/11/10 150 R$ 1.506,16 nível médio e superior Araguaína (TO) veja edital
Prefeitura de Barbacena (MG)    17/11/10 413 R$ 3.242,40 todos os níveis Barbacena (MG) veja edital
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE) 20/10/10 1,3 mil R$ 6,5 mil todos os níveis Cabo de Santo Agostinho (PE) veja edital
Prefeitura de Cajamar (SP) 28/10/10 110 R$ 3.233,36 todos os níveis Cajamar (SP) veja edital
Prefeitura de Campestre (MG)    19/11/10 242 R$ 1.800 todos os níveis Campestre (MG) veja edital
Prefeitura de Campinas (SP) 28/10/10 318 R$ 5.089,40 nível superior em medicina Campinas (SP) veja edital
Prefeitura de Cesário Lange (SP) 22/10/10 64 R$ 1.981,65 todos os níveis Cesário Lange (SP) veja edital
Prefeitura de Diadema (SP) 22/10/10 483 R$ 9.071,94 todos os níveis Diadema (SP) veja edital
Prefeitura de Francisco Beltrão (PR) 05/11/10 117 R$ 7.479,55 todos os níveis Francisco Beltrão (PR) veja edital
Prefeitura de Grão Mogol (MG) 12/11/10 274 R$ 8.900 todos os níveis Grão Mogol (MG) veja edital
Prefeitura de Ilha Comprida (SP) 10/11/10 48 R$ 5.920 todos os níveis Ilha Comprida (SP) veja edital
Prefeitura de Embu (SP) 05/11/10 116 R$ 8.710,40 nível médio e superior Embu (SP) veja edital
Prefeitura de Guaxupé (MG)    10/11/10 129 R$ 8.302,50 todos os níveis Guaxupé (MG) veja edital
Prefeitura de Itapeva (SP) 20/10/10 1.320 R$ 1.280,64 nível médio e superior Itapeva (SP) veja edital
Prefeitura de Itatiba (SP) 05/11/10 88 R$ 2.908,01 todos os níveis Itatiba (SP) veja edital
Prefeitura de Lima Duarte (MG)  19/11/10 185 R$ 2.112 todos os níveis Lima Duarte (MG) veja edital
Prefeitura de Mesquita (RJ) 07/11/10 313 R$ 1.395,70 todos os níveis Mesquita (RJ) veja edital
Prefeitura de Nossa Senhora da Glória (SE) 31/10/10 110 R$ 510 nível fundamental e médio Nossa Senhora da Glória (SE) veja edital
Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) 29/10/10 947 R$ 1.700,00 todos os níveis Paço do Lumiar (MA) veja edital
Prefeitura de Praia Grande (SP) 21/10/10 30 R$ 1.619,58 nível superior Praia Grande (SP) veja edital
Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) 18/10/10 200 R$ 1.286,05 nível superior Rio de Janeiro (RJ) veja edital
Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP) 21/10/10 267 R$ 6.223,65 todos os níveis Santana de Parnaíba (SP) veja edital
Prefeitura de Santo André (SP) 28/10/10 100 R$ 1.036,07 nível médio Santo André (SP) veja edital
Prefeitura de São Carlos (SP) 21/10/10 cadastro de reserva R$ 1.438,00 normal de nível médio ou superior ou licenciatura plena São Carlos (SP) veja edital
Prefeitura de São José (SC) 25/10/10 77 R$ 2.484,10 níveis fundamental, médio e superior São José (SC) veja edital
Prefeitura de Taquara (RS) 04/11/10 223 R$ 1.570,75 todos os níveis Taquara (RS) veja edital
Prefeitura de Tatuí (SP) 15/11/10 105 R$ 2.783,96 todos os níveis Tatuí (SP) veja edital
Prefeitura de Uberlândia (MG) 26/10/10 1.821 R$ 1.397,47 todos os níveis Uberlândia (MG) veja edital
Prefeitura de Várzea Paulista (SP) 18/10/10 39 R$ 2.076,90 nível médio e superior
 
Várzea Paulista (SP) veja edital
Prefeitura de Vereda (BA) 22/10/10 112 R$ 4.000 todos os níveis Vereda (BA) veja edital
Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina 11/11/10 15 não informado nível superior em direito Santa Catarina veja edital
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro 18/10/10 40 R$ 8.642,89 nível superior Rio de Janeiro veja edital
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios 29/10/10 92 R$ 21 mil nível superior em direito Distrito Federal veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) 21/10/10 10 R$ 21.766,15 nível superior em direito Rondônia e Acre veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Santa Catarina)    09/11/10 13 R$ 6.611,39 nível médio e superior Santa Catarina veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Rio Grande do Norte) 26/10/10 53 e cadastro R$ 6.611,39 nível médio e superior Rio Grande do Norte veja edital
Universidade Federal do Rio de Janeiro   11/11/10 177 R$ 2.989,24 nível médio e superior Rio de Janeiro veja edital